O Ministério do Meio Ambiente confirmou neste sábado (14) a indicação do deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP) para presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista no Congresso Nacional, Agostinho tem formação técnica e atuação política na área.
Após a confirmação, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou pelas redes sociais a atuação de Agostinho em defesa da pauta ambiental no Congresso Nacional. "Ele é biólogo, ambientalista e advogado. Possui, ainda, mestrado em Ciência e Tecnologia com ênfase em Biologia da Conservação e vários cursos de especialização e pós-graduação", destacou a pasta.
Também pelas redes sociais, o novo presidente do Ibama se diz honrado com o convite e promete empenho. "Faremos uma gestão técnica, valorizando o trabalho dos servidores", postou nas redes sociais.
Entre as principais atribuições do Ibama, estão o poder de polícia ambiental, no combate ostensivo à prática de crimes, a concessão de licenciamento e autorização de uso dos recursos naturais, além de fiscalização, monitoramento e controle ambiental.