Deputados distritais de oposição ao governador Ibaneis Rocha (MDB) protocolaram, nesta segunda-feira (9), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) três pedidos de impeachment contra o emedebista, que foi afastado temporariamente do cargo. Os pedidos foram apresentados pelo Partido Verde; Psol/PT/Rede e movimentos sociais; e por dois advogados. O quarto pedido será protocolado pelo PSB/DF ainda nesta segunda-feira.
Os deputados pedem o impeachment de Ibaneis "por possível omissão e prevaricação na atuação que resultou na depredação e vandalismo das sedes dos três poderes da República". O PV acusa o governador de “prevaricação, crimes de obstrução de Justiça, crimes contra o estado democrático de direito e crimes de responsabilidade”.
A oposição também apresentou dois pedidos de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos violentos na praça dos três poderes em Brasília. A CPI terá o papel de averiguar se houve ou não omissão do GDF em relação aos atos de vandalismo no Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.