Os deputados federais da nova legislatura, iniciada em 2019, já gastaram pelo menos R$ 279.833,76 disponíveis da cota parlamentar com o impulsionamento de publicações junto ao Facebook, proprietário também da rede social Instagram. Em média, os parlamentares gastam R$ 1 mil por postagem patrocinada. Apenas deputado Weliton Prado (Pros-MG) possui quatro das cinco maiores despesas notificadas com a rede social, sendo que a maior de é R$ 12,6 mil.
As notas fiscais do Facebook foram filtradas do portal da Câmara dos Deputados e se referem a despesas informadas como de “divulgação de atividade parlamentar”. O número, contudo, é certamente maior, já que grande parte dos parlamentares faz pagamentos a agências e profissionais de comunicação para a realização desse tipo de serviço. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, por exemplo, gastou R$ 120 mil entre maio e outubro com a gestão de mídias sociais, segundo as descrições de suas notas fiscais com divulgação de atividade parlamentar, o que inclui o patrocínio de postagens.