Ouça este conteúdo
Os corpos de quatro crianças e quatro adultos já foram resgatados de casas atingidas por um deslizamento de terra na madrugada desta segunda (13) em Manaus. A tragédia foi causada por uma forte chuva que atingiu o bairro Jorge Teixeira, na zona leste da capital amazonense, que provocou alagamentos e transbordamento de igarapés da região na noite de domingo (12).
Segundo o governo do estado, ainda há pessoas desaparecidas. O governador Wilson Lima (União Brasil) disse que o local “é de difícil acesso” e que 44 homens do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil atuam nas buscas. Pelo menos 11 casas foram soterradas, mas a prefeitura de Manaus não divulgou quantos seguem desaparecidos ou foram levados para abrigos municipais.
O ministro Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional afirmou, disse está em contato com o senador Omar Aziz (PSD-AM), com o governador e com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), para alinhar a execução das ações de socorro às famílias atingidas.
“Para alinhar o pronto reconhecimento de estado de emergência, a liberação rápida de recursos após a publicação do decreto municipal e o envio de equipes da Defesa Civil”, disse.
A liberação de recursos e o envio de equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil deve ocorrer após a publicação do decreto municipal de emergência.