Embora fevereiro ainda não tenha acabado, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados nesta sexta-feira (24), mostram que o desmatamento da Amazônia bateu recorde para o mês, considerando as medições que vêm sendo feitas desde o início da série histórica, em 2016. Nos primeiros 17 dias de fevereiro, 208,7 km² de florestas haviam sido derrubados. Os dados referentes ao total do mês serão divulgados na próxima sexta-feira (3).
Mais da metade da área devastada está localizada em Mato Grosso (129 km²). Também foram registrados desmatamentos no Pará (34 km²), Amazonas (23 km²), Rondônia (13,16 km²), Roraima (4,95 km²) e Maranhão (3,58 km²).
Em janeiro, o Inpe havia registrado uma redução de 61% nas taxas de desmatamento, em relação ao mesmo mês de 2022: de 430 km² desmatados em janeiro do ano passado para 166 km². Na ocasião da divulgação desses dados, especialistas afirmaram que os números deveriam ser analisados com cautela, devido a um alto índice de cobertura de nuvens em janeiro, o que pode ter dificultado o monitoramento via satélite.