O ex-ministro da Justiça Anderson Torres está nos Estados Unidos.
O ex-ministro da Justiça Anderson Torres está nos Estados Unidos.| Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou nesta sexta-feira (13) que vai solicitar a extradição de Anderson Torres, caso o ex-ministro não se entregue até a próxima segunda (16) à Polícia Federal. Torres, que é ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, está de férias nos Estados Unidos.

"Vamos aguardar até a segunda-feira que a apresentação [de Torres à PF] ocorra. Caso a apresentação não se confirme, é claro que por intermédio dos mecanismos internacionais, vamos deflagrar já na próxima semana os procedimentos voltados à extradição, uma vez que há ordem de prisão expedida", disse Dino.

O ministro do STF Alexandre de Moraes decretou a prisão preventiva de Torres na última terça (10). A suspeita é que o ex-secretário tenha sido um dos responsáveis pelas falhas no esquema de segurança para conter os atos de vandalismo em Brasília no último dia 8. Logo após a decisão, o ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro afirmou que voltaria ao Brasil para se apresentar à Justiça, o que ainda não ocorreu.

"Hoje (10/01), recebi notícia de que o Min Alexandre de Moraes do STF determinou minha prisão e autorizou busca em minha residência. Tomei a decisão de interromper minhas férias e retornar ao Brasil. Irei me apresentar à justiça e cuidar da minha defesa", disse Torres no Twitter.