O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.| Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou na noite desta quarta-feira (5) que a Polícia Federal investigue organizações nazistas e neonazistas atuantes no Brasil. O anúncio foi feito por uma rede social.

“Assinei agora determinação à Polícia Federal para que instaure Inquérito Policial sobre organismos nazistas e/ou neonazistas no Brasil, já que há indícios de atuação interestadual. Há possível configuração de crimes previstos na Lei 7.716/89”, escreveu Dino pelo Twitter.

A lei citada por Dino também abrange crimes resultantes de discriminação por etnia, religião ou procedência nacional. A condenação nos crimes citados poderá resultar nas penalidades de prisão, por até 5 anos, além de pagamento de multa e prestação de serviços à sociedade

A decisão surgiu logo após ataque à creche de Blumenau, que resultou na morte de quatro crianças, e deixou outras quatro feridas. Segundo a polícia, um homem de 25 anos invadiu o local com um machado e atacou as crianças no momento em que elas brincavam no parquinho da escola. Havia uma especulação de ser um ataque orquestrado por algum grupo pela internet, mas a polícia negou a informação.