O embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Nestor Forster, foi removido do cargo nesta segunda (9) por Mauro Oliveira, ministro das Relações Exteriores do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A portaria de exoneração é datada da última sexta (6), mas foi publicada no Diário Oficial da União apenas neste começo de semana.
O diplomata foi indicado ao cargo em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) após a desistência do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em assumir a representação brasileira em Washington. Na época, o nome de Forster foi bem recebido pelo Senado brasileiro e já atuava como encarregado de negócios da embaixada – espécie de “embaixador interino”.
Forster tinha também a simpatia de Bolsonaro por suas afinidades com as ideias do filósofo Olavo de Carvalho, do qual discursou na cerimônia de entrega da Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco.
O Ministério das Relações Exteriores não explicou os motivos que levaram à remoção de Forster da embaixada brasileira nos Estados Unidos. Além dele, o ministro Mauro Vieira também removeu do cargo a diplomata Maria Nazareth Farani Azevêdo do consulado-geral do Brasil em Washington. Ambos foram transferidos para a Secretaria de Estado do Itamaraty.