As negociações para a formação desta federação de esquerda estão em andamento pelo menos desde novembro e incluem também a Rede.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Ouça este conteúdo

Em reunião nesta segunda-feira (20) os diretórios estaduais do PV aprovaram a formação de uma federação partidos de esquerda, composta também por PT, PSB e PC do B, que tem adesão considerada praticamente certa. De acordo com declaração à Folha, o presidente do Partido Verde, José Luiz Penna, afirmou que a aprovação deve viabilizar Lula como candidato "desse campo" em 2022. As negociações estão em andamento pelo menos desde novembro e incluem também a Rede.

A criação das federações partidárias foi aprovada pela Câmara em agosto e possui princípios de uma união ideológica. Pela proposta, as legendas que se juntarem nesse sistema serão obrigadas a atuar conjuntamente durante quatro anos no Parlamento. A medida é encampada, principalmente, por legendas pequenas que viam risco de perderem os acessos aos fundos partidários e eleitoral por conta da cláusula de barreira.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade