Ouça este conteúdo
Eleitores de 19 municípios, em seis estados, voltam às urnas neste domingo (3) para escolher seus novos prefeitos. O novo pleito ocorre em cidades nas quais a Justiça Eleitoral identificou irregularidades nas chapas eleitas em 2020, impedindo-as de exercer o mandato.
Em parte dos casos, o candidato vencedor em 2020 disputou a eleição por força de uma liminar (decisão provisória) judicial que acabou não se confirmando. Esse foi o caso, por exemplo, de Antônio José de Oliveira (PT), que venceu a eleição para prefeito de Juazeiro do Piauí, mas teve o registro de candidatura indeferido posteriormente por ser responsável por uma rádio clandestina.
Em outro episódio, no município de Firmino Alves, no sul da Bahia, José Agnaldo dos Santos (PDT) foi eleito com 50,01% dos votos válidos, mas teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. O motivo é que o político teve contas rejeitadas pela Câmara Municipal no exercício da função de prefeito entre 2011 e 2012.
As cidades que voltam às urnas neste domingo são: Firmino Alves (BA); Juazeiro do Piauí (PI); Goianésia do Pará (PA); Capoeiras e Palmeirina (PE); Paranhos (MS); Mendonça (SP), São Lourenço da Serra (SP), Mineiros do Tietê (SP), Guaíra (SP), Apiaí (SP), Campina do Monte Alegre (SP), Itaoca (SP), Piacatu (SP), Santo Antônio do Jardim (SP), Trabiju (SP), Anhembi (SP), Cajati (SP) e Angatuba (SP).