Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Encontro de Presidentes da América do Sul

Lula fala em superar divergências entre países para retomar Unasul

Em discurso, Lula fala em superar divergências para retomar Unasul (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Ouça este conteúdo

Em discurso de abertura da Reunião de Presidentes da América do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender a união e a integração dos países da América do Sul. Priorizando a retomada da Unasul, o petista reuniu líderes de 11 países do subcontinente para discutir temas como união social e econômica dos países que integram o bloco.

"Entendemos que a integração sul-americana é essencial para o fortalecimento da unidade da América Latina e do Caribe [...] Tenho a firme convicção de que precisamos reavivar nosso compromisso com a integração sul-americana", disse Lula. Atualmente, sete países fazer parte da Unasul, incluindo o Brasil. O grupo sofreu uma ruptura em meados de 2017, quando líderes de direita passaram a assumir a presidência dos países que integravam o grupo.

Em sua fala de abertura, Lula falou sobre a necessidade de deixar essas diferenças de lado e defendeu que o grupo "aprenda com os erros do passado" para se consolidar. "Permitir que as divergências se imponham teria um custo elevado, além de desperdiçar o muito que já construímos conjuntamente", disse.

O presidente ainda elencou uma série de temas que seriam discutidos pelos chefes de estados dos países sul-americanos e finalizou dizendo que o grupo teria "120 dias para apresentar um mapa do caminho para a integração da América do Sul".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.