O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agradeceu nesta segunda-feira (13) o apoio do ex-ministro José Dirceu. Lula discursou durante o evento de aniversário de 43 anos do Partido dos Trabalhadores realizado em Brasília. Dirceu circulou antes do início do evento e conversou com parlamentares do partido como o senador Humberto Costa.
Ele sentou na fileira de cadeiras mais ao fundo do palco. O ex-ministro não costuma aparecer em grandes eventos do partido desde que foi condenado no julgamento do mensalão, em 2013.
“Eu quero agradecer a cada um de vocês, mulheres e homens. Companheiro Zé Dirceu, [quero] agradecer a você, porque eu sei o quanto você foi solidário ao que eu passei”, disse Lula se virando para a direção onde Dirceu estava no palco. Depois de discursar, o ex-ministro e o presidente se cumprimentaram. Dirceu chegou a acompanhar a a posse de Lula em Brasília, mas junto com a militância.
Lula também criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem chamou de "genocida". O chefe do Executivo disse que Bolsonaro "haverá de ser julgado pela quantidade de pessoas que morreram inocentes neste país". "Vamos brigar pelo nosso partido, vamos brigar pelo povo brasileiro, para que nunca mais um genocida ganhe as eleições com base na indústria da mentira", afirmou o mandatário.