Ouça este conteúdo
O primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, deve anunciar a liberação de recursos para o Fundo Amazônia durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcado para esta segunda-feira (30). Os repasses do governo alemão foram interrompidos no governo de Jair Bolsonaro (PL) em razão do aumento do desmatamento na região.
No dia 1º de janeiro, em visita ao Brasil para prestigiar a posse de Lula, o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, afirmou a jornalistas que o governo do país fornecerá ao fundo € 35 milhões (cerca de R$ 195 milhões).
Segundo o Planalto, o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia também deve ser discutido na reunião entre os líderes, que representam as maiores economias nacionais de cada bloco. O tema foi tratado por Lula na quinta-feira (26) em conversa por telefone com o presidente da França, Emmanuel Macron.
Na agenda, está prevista ainda uma reunião paralela entre o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e a ministra alemã da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento, Svenja Schulze, além de empresários alemães e brasileiros.