Ouça este conteúdo
O Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal (FORVM), entidade formada pela Associação Nacional dos Advogados da União (ANAUNI), pela Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União (ANAJUR) e pelo Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (SINPROFAZ), iniciou nesta quinta-feira (3) o processo de escolha dos nomes que vão compor a lista sêxtupla que será entregue ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a escolha do próximo Advogado-Geral da União (AGU). O prazo para indicações dos nomes se encerra na sexta-feira (4).
Segundo a ANAUNI, a lista será formada por nomes que, na opinião dos Advogados da União e Procuradores da Fazenda Nacional, entre os membros da Advocacia Geral da União (AGU), têm maior competência técnica para liderar a instituição.
“A condição de Membro da Advocacia-Geral da União é compreendida, por Advogados da União e Procuradores da Fazenda Nacional, como requisito essencial para ocupar o posto máximo da instituição. Para consolidar essa tradição do AGU de carreira, ANAUNI, SINPROFAZ e ANAJUR incentivam filiadas e filiados a participarem ativamente da votação para formação da lista, para desta forma conferir legitimidade aos nomes indicados e estimular a cultura democrática dentro da AGU”, diz a entidade em nota.
Os associados da ANAUNI e à ANAJUR votarão exclusivamente em Advogados da União. Já os filiados ao SINPROFAZ poderão votar apenas em Procuradores da Fazenda Nacional através do endereço www.listatripliceagu.com.br.
O processo eleitoral ocorrerá em duas etapas. A primeira etapa, já aberta, vai até às 23h59 do dia 4 de novembro, quando os Membros da AGU associados poderão indicar até cinco (5) nomes. No dia 9 de novembro será divulgada a lista, em ordem alfabética, dos dez (10) mais votados de cada carreira.
Já a segunda etapa acontece no dia 11 de novembro, quando os mais votados da primeira fase serão submetidos a nova eleição, na qual os associados às entidades poderão indicar até três (3) nomes. Os três (3) Advogados da União e os três (3) Procuradores da Fazenda mais votados na etapa final integrarão a Lista Sêxtupla, e será divulgada no dia 14 de novembro pelo Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal - FORVM.