O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, publicou um vídeo nas redes sociais, nesta segunda-feira (6), para se defender das denúncias de suposto uso irregular de voos da Força Aérea Brasileira (FAB) e de diárias pagas pela União para compromissos pessoais. O vídeo foi publicado antes da reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta segunda-feira.
Na publicação, o ministro diz ter sido "vítima de ataques distorcidos" e atribuiu as acusações a um "erro no sistema" de contagem das diárias, referente à viagem ao Maranhão. Ele também negou que a viagem a São Paulo seria para compromissos relacionados a um leilão de cavalos e disse que usou o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) porque estava cumprindo agenda oficial.
“Em relação às diárias, o sistema gerou automaticamente [o pagamento] e incluiu o período do final de semana nas viagens. A área técnica do ministério constatou isso em processo administrativo e eu, assim que fiquei sabendo, devolvi imediatamente os valores", explicou o ministro.
Juscelino Filho também negou que tenha omitido do Tribunal Superior Eleitoral um patrimônio de cerca de R$ 2,2 milhões em cavalos de raça, mas não detalhou porque a declaração não consta no site do TSE. “Desde sempre, declaro todos os meus bens na minha declaração de imposto de renda, inclusive os meus cavalos. Faço questão de deixar claro: a Receita Federal sempre aprovou todas as minhas declarações, e mais a Justiça Eleitoral também aprovou todas as minhas contas", declarou.