Ouça este conteúdo
O PTB elegeu nesta sexta-feira (11) o deputado estadual Marcus Vinícius Vasconcelos Ferreira (RJ), o Neskau, como o novo presidente nacional do partido. O parlamentar vai substituir Graciela Nienov, que perdeu o cargo após uma briga pelo comando da sigla com o ex-deputado Roberto Jefferson. Neskau foi eleito por unanimidade durante a convenção que contou com 172 membros do partido, que representam 78% da legenda. O deputado foi casado com a filha de Jefferson, Fabiana.
Em 2018, Ferreira foi um dos parlamentares do Rio presos na Operação Furna da Onça. Ele tomou posse por decisão da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Em nota, a assessoria do deputado afirmou que "a própria justiça reconheceu a arbitrariedade da sua prisão". "A respeito da Operação Furna da Onça, o deputado Marcus Vinícius afirma que a própria justiça reconheceu a arbitrariedade da sua prisão. O processo no TRF, por conta dos abusos cometidos, foi anulado. O deputado não é réu, e goza de plena liberdade", diz o comunicado.
No início de fevereiro, Graciela Nienov acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar anular os atos de Jefferson, como a convocação para a convenção do partido. O ex-deputado foi preso em agosto por determinação do ministro Alexandre de Moraes. Ele foi afastado do comando da sigla em novembro. Após o afastamento, Jefferson articulou a eleição de Graciela Nienov para substituí-lo. Porém, nos últimos dias, ele passou a dizer que foi "traído" por ela.
Na conta oficial do Twitter do PTB foi publicado um comunicado afirmando que "25ª Vara Criminal Civil suspendeu, por tempo indeterminado, o resultado da reunião em que dirigentes do PTB" que resultou na eleição de Neskau. Em nota, o partido ressaltou que "não existe decisão judicial anulando a eleição". Segundo a legenda, "a nova Executiva Nacional do PTB já está tomando as providências necessárias para restabelecer a administração das redes sociais do partido, que ainda estão sendo conduzidas pela equipe da antiga presidente" Graciela Nienov.