Quatro ex-ministros da Saúde defendem a decretação de lockdown para conter o avanço da pandemia da Covid-19 no Brasil. Entre as medidas sugeridas por José Serra (1998-2002), José Gomes Temporão (2007-2011), Alexandre Padilha (2011-2014) e Luiz Henrique Mandetta (2019-2020), em entrevista ao jornal O Globo, estão a divulgação de medidas de distanciamento social e fechar estabelecimentos comerciais, pelas próximas semanas.
Temporão, por sua vez, fala em agir "na raiz do problema" para conter a pandemia e fechar "tudo" por três semanas. Já Mandetta disse que "só em agosto vamos ter boa quantidade de vacina" e, para o ex-ministro de Bolsonaro, "em alguns lugares vai ter que botar lockdown absoluto mesmo".
Serra afirmou que "só a vacina nos tirará desse caos", enquanto Padilha defendeu a aquisição de vacinas da Pfizer e Janssen, a autorização emergencial para incorporação da Sputnik V e solicitação emergencial para ampliar o número de vacinas da Covax junto à Organização Mundial da Saúde (OMS).