Uma comitiva das forças armadas da China desembarcou no Brasil, na última quinta-feira (1º), para se encontrar com o exército brasileiro. Em nota divulgada pelo próprio exército, o encontro serviu para que os militares chineses pudessem "conhecer os projetos estratégicos do exército e reforçar os laços de amizade entre as duas nações".
A delegação das Forças Armadas da China contava com 17 oficiais-generais e um coronel que integrava a Universidade de Defesa Nacional da China (NDU). Considerada uma visita comum, os militares foram acompanhados pelo General Zhang Linhong, adido militar da embaixada da China no Brasil. No quartel-general, a delegação assistiu a uma apresentação sobre a história do Exército Brasileiro. Além disso, o grupo também viu uma apresentação sobre as características e os Projetos Estratégicos da Força.
“A cooperação militar entre o Brasil e a China tem uma longa história, e esta visita visa aprofundar ainda mais as relações”, disse o chefe do Estado-Maior do Exército Brasileiro, general de Exército Fernando José Sant'Ana Soares. Na visita ao Brasil, os militares também conheceram a Escola Superior de Guerra (ESG) e o Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.