Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aprovadas no Brasil

Covid-19: Fabricantes de vacinas não vão negociar com setor privado

Curitiba negocia compra de três vacinas contra Covid
Farmacêuticas que produzem vacinas já aprovadas no Brasil dizem que não irão negociar com setor privado. (Foto: Ricardo Marajó / SMCS)

Ouça este conteúdo

Nenhuma das quatro fabricantes de vacinas contra a Covid-19 aprovadas no Brasil planeja negociar a venda do produto para o setor privado. Em notas, as farmacêuticas Pfizer, Janssen, AstraZeneca e o Instituto Butantan destacaram, nesta quarta-feira (7), que têm contratos com o governo federal e priorizam o fornecimento de imunizantes contra o novo coronavírus para o setor público. Na terça-feira (6), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que permite a compra dos imunizantes pela iniciativa privada.

A nota da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, informa que a empresa tem acordo de compra antecipada com o Ministério da Saúde. A Pfizer e a sua parceira BioNTech, também por meio de nota, afirmaram entender que o imunizante contra a Covid-19 deve ser fornecido à população em geral. E, por isso, "neste momento não temos como dar andamento a uma negociação de fornecimento para empresas privadas".

A farmacêutica britânica AstraZeneca afirma, em nota, que "todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo, incluindo da Covax Facility, não sendo possível disponibilizar vacinas para o mercado privado ou para governos municipais e estaduais no Brasil".

A Fiocruz, responsável por produzir a vacina Oxford/AstraZeneca no Brasil, ainda diz que toda a produção própria é destinada exclusivamente ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. O Butantan, por sua vez, também destacou que "trabalha para atender à demanda da rede pública de saúde".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.