Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação Spoofing

Fachin leva ao plenário recurso de Lula para obter mensagens de Moro e Lava Jato

Processo do Instituto Lula está travado por causa de decisão do STF, sob risco de parte dos crimes prescreverem em dezembro próximo.
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer ter acesso as mensagens obtidas pela Operação Spoofing. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou ao plenário da Corte o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para acessar as mensagens obtidas pela Operação Spoofing. A apuração mirou hackers que invadiram os aparelhos telefônicos de autoridades brasileiras, entre elas figuras da Lava Jato como o ex-ministro e ex-juiz Sérgio Moro e o ex-coordenador da força-tarefa Deltan Dellagnol. No despacho, Fachin relembra que o ministro Luiz Fux, atual presidente do STF, deferiu em agosto liminar que determinou a preservação do material obtido pela Spoofing até a Corte formar manifestação sobre a licitude dos dados. Como isso não ocorreu, Fachin afirmou que o plenário deve resolver essa pendência antes de decidir sobre o acesso de Lula às mensagens.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.