O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e o novo ministro efetivo da Corte, Floriano de Azevedo Marques.
O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e o novo ministro efetivo da Corte, Floriano de Azevedo Marques.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

Os advogados Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares tomaram posse nesta terça-feira (30) como ministros efetivos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As indicações foram acatadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) horas após o Supremo Tribunal Federal (STF) enviar à Presidência da República uma lista quádupla aprovada pela Corte.

Também estavam na lista as advogadas Edilene Lobo, ligada ao PT de Minas Gerais, e Daniela Borges, mas elas foram preteridas das nomeações. De acordo com a Constituição, cabe ao presidente da República nomear os advogados que compõem o tribunal, informou a Agência Brasil.

A cerimônia de posse foi acompanhada pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, além de outras autoridades do Judiciário. O TSE é composto por sete ministros, sendo três do Supremo, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados com notório saber jurídico.

Além dos novos ministros, as vagas efetivas pertencem a Alexandre de Moraes, atual presidente, Cármen Lúcia e Nunes Marques. Gilmar Mendes, Dias Toffoli e André Mendonça compõem as vagas de ministros substitutos oriundos do STF.