Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Investimentos

Comandantes se reúnem com Lula para discutir modernização das Forças Armadas

Lula Forças Armadas
Reunião de Lula com comandantes das Forças Armadas vai discutir investimentos e afastar desconfiança por atos de 8/1. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Os três comandantes das Forças Armadas se reúnem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta segunda (20), para discutir a modernização das Forças Armadas e deixar de lado as desconfianças desde os atos de 8 de janeiro. O encontro estava sendo articulado ao longo da semana passada pelo ministro Rui Costa, da Casa Civil, e a expectativa era de que ocorresse ao ainda nesta semana.

De acordo com a agenda oficial do presidente, participam do encontro o Ministro da Defesa, José Múcio; o Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; o Comandante da Marinha, Almirante Marcos Sampaio Olsen; e Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Segundo informou Rui Costa, o governo pretende ampliar investimentos nas Forças Armadas, possivelmente através de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Porém, negou que o anúncio de investimentos seja “um afago aos militares” para evitar uma crise maior.

“Outras nações do mundo, por exemplo, nações grandes e desenvolvidas, fazem projeto de PPP para equipar suas Forças Armadas. Com isso, elas conseguem antecipar investimentos que se fossem depender apenas de recurso orçamentário anual não seriam possíveis”, afirmou Costa.

A depredação das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro acentuou a desconfiança mútua entre militares e o presidente Lula que já vinha de antes da posse. O entorno do presidente levanta suspeitas sobre a atuação das Forças Armadas, que teriam favorecido o vandalismo em 8 de janeiro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.