Ouça este conteúdo
Os três comandantes das Forças Armadas se reúnem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta segunda (20), para discutir a modernização das Forças Armadas e deixar de lado as desconfianças desde os atos de 8 de janeiro. O encontro estava sendo articulado ao longo da semana passada pelo ministro Rui Costa, da Casa Civil, e a expectativa era de que ocorresse ao ainda nesta semana.
De acordo com a agenda oficial do presidente, participam do encontro o Ministro da Defesa, José Múcio; o Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; o Comandante da Marinha, Almirante Marcos Sampaio Olsen; e Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Segundo informou Rui Costa, o governo pretende ampliar investimentos nas Forças Armadas, possivelmente através de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Porém, negou que o anúncio de investimentos seja “um afago aos militares” para evitar uma crise maior.
“Outras nações do mundo, por exemplo, nações grandes e desenvolvidas, fazem projeto de PPP para equipar suas Forças Armadas. Com isso, elas conseguem antecipar investimentos que se fossem depender apenas de recurso orçamentário anual não seriam possíveis”, afirmou Costa.
A depredação das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro acentuou a desconfiança mútua entre militares e o presidente Lula que já vinha de antes da posse. O entorno do presidente levanta suspeitas sobre a atuação das Forças Armadas, que teriam favorecido o vandalismo em 8 de janeiro.