Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidente do STF

Maior ajuda do Judiciário a outros Poderes é respeitar a Constituição, diz Fux

Decisão de Luiz Fux, presidente do STF, que revogou ordem de soltura do traficante André do Rap, foi mantida pelo plenário da Corte.
Luiz Fux, presidente do STF (Foto: Felipe Sampaio/SCO/STF)

Ouça este conteúdo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, disse nesta terça-feira (8) que a maior ajuda que o Poder Judiciário pode dar aos demais poderes é "respeitar a Constituição". "O Judiciário está pronto para colaborar com todos os demais poderes. E mais ainda, o que é muito importante, a maior ajuda que o Poder Judiciário pode dar aos demais poderes é manter o compromisso de respeitar a Constituição”, disse.

Fux, além disso, defendeu ainda uma "solução consensual" ao comentar o impacto econômico provocado pela pandemia da Covid-19, e das decisões jurídicas e políticas no período de crise sanitária. "Nós não temos um governo de juízes eleitos, temos um Estado democrático formado pelo nosso parlamento, que representa a voz da sociedade. Então, num diálogo entre Judiciário e Poderes em geral, eu preconizo que deva haver uma deferência às leis e atos executivos. Costumo dizer, não é a hora de ninguém ganhar e perder nada", afirmou o ministro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros