Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
STF

Fux nega convite de Bolsonaro para participar de comitê sobre pandemia

Ministro Luiz Fux, presidente do STF.
Ministro Luiz Fux, presidente do STF. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, anunciou nesta quinta (18) que foi convidado para uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para discutir medidas contra a Covid-19. A data do encontro não foi especificada pelo ministro, que pediu autorização dos colegas para participar da discussão. Segundo o Estadão apurou, Fux avisou reservadamente o chefe do Executivo que não poderia participar de uma comissão formal sobre a pandemia para não dar a impressão de que o tribunal chancelaria eventuais medidas tomadas pelo Palácio do Planalto.

O assunto foi trazido por Fux após o ministro Gilmar Mendes lamentar a morte de brasileiros pela covid, afirmando que caberia ao Supremo, "ombreando com o Congresso Nacional e o Executivo", discutir medidas para superar a crise causada pela pandemia. O presidente da Corte então informou os colegas que recebeu um telefone de Bolsonaro para um encontro nos próximos dias.

O encontro de Fux com Bolsonaro ocorre em meio às pressões no Senado para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pode mirar a condução do governo federal na pandemia. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, propôs um 'pacto nacional' para conter o avanço da doença e tenta promover um encontro com o presidente, governadores, prefeitos e parlamentares para uma mesa de negociação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros