Gilmar Mendes, ministro do STF.| Foto: Nelson Jr./STF
Ouça este conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, avaliou, durante entrevista ao Valor publicada nesta segunda-feira (29), que não é o momento de pensar em debater impeachment, mas de focar em resolver a crise da pandemia da Covid-19.

"De novo, eu vejo a necessidade de que tentemos construir o consenso. Não vejo como, nesse ambiente, de crise tão profunda, possamos aprofundá-la com novos dissensos, disputas, e coisas do tipo. Dos quatro presidentes eleitos, Fernando Henrique e Lula foram os únicos que terminaram os mandatos. Eu tenho discutido se não seria o momento de melhorarmos o sistema eleitoral, se nós não poderíamos, com a redução dessa base partidária imensa, pensar em um semipresidencialismo, onde o presidente teria um papel, seria eleito, mas a função governativa poderia ser de um primeiro-ministro.

Ainda sobre a pandemia, o ministro defendeu ações conjuntas para resolver a crise sanitária. "Acho que devemos realmente pensar em uma união nacional para resolvermos esse problema. E depois, obviamente, a responsabilidade de cada um na história vai ficar devidamente caracterizada, certamente alguns agiram de uma forma, outros, de outra, e isto é uma questão que daqui a pouco a gente vai saber".

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]