A presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), afirmou neste domingo (8) que o governo do Distrito Federal foi "irresponsável" diante da invasão do Congresso por manifestantes contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além da sede do Legislativo nacional, o grupo conseguiu invadir o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).
“Governo do DF foi irresponsável frente à invasão de Brasília e do Congresso Nacional. É um crime anunciado contra a democracia, contra a vontade das urnas e por outros interesses. Governador e seu secretário de segurança, bolsonarista, são responsáveis pelo que acontecer”, disse a presidente do PT no Twitter.
Neste sábado, o ministro da Justiça, Flávio Dino, já havia conversado com o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), sobre possíveis providências contra protestos com pautas antidemocráticas em Brasília. Dino chegou a autorizar o uso da Força Nacional na capital federal. No entanto, apesar da inteligência das forças de segurança indicarem a possibilidade de manifestações, o efetivo disponível não foi suficientes para proteger as sedes dos Três Poderes.