O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que não espera a visita de Jair Bolsonaro à região e que o presidente demonstra desprezo à vida humana. As declarações foram feitas durante entrevista à Folha de S. Paulo.
"O presidente durante toda a sua gestão demonstrava desprezo em relação à vida humana. Durante três anos, em nenhum momento, em nenhum outro desastre, na pandemia, ou em qualquer situação que significasse prestar solidariedade à vida humana ele fez qualquer gesto. É um presidente que não demonstra nenhum sentimento em relação à dor do próximo”, criticou o governador baiano, que estima ainda que os recursos necessários para a recuperação do estado cheguem a R$ 1,5 bilhão. Costa disse esperar que o governo federal possa contribuir com valores significativos.
No dia 12 de dezembro Bolsonaro sobrevoou algumas áreas atingidas pelas chuvas na Bahia. Recentemente, quatro ministros do governo foram ao estado para acompanhar os trabalhos de auxílio ao povo baiano em razão dos alagamentos, que já deixaram 24 mortos. Cerca de 1/3 dos municípios da região estão em estado de emergência. O presidente tem sido criticado nas redes sócias por não ter interrompido suas férias em Santa Catarina.