O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (25) que iniciará no estado a aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19 a partir do dia 6 de setembro. O público-alvo serão os idosos acima de 60 anos que já tenham completado seis meses da segunda dose. Doria aproveitou entrevista coletiva, no Palácio dos Bandeirantes, para apresentar um novo modelo da carteira de vacinação, agora em tom azul, que terá a inscrição "dose adicional".
O cronograma de vacinação ainda está em fase de elaboração, mas, de acordo com o governo, serão imunizados inicialmente os idosos acima de 90 anos e assim sucessivamente, conforme a disponibilidade de vacinas. “O cronograma vai ser definido de acordo com a quantidade de vacinas disponíveis", disse João Gabbardo, coordenador executivo do Comitê de Saúde da Covid-19. Ele afirmou que a marca da vacina na dose de reforço dependerá da disponibilidade do imunizante.
O anúncio de Doria ocorreu poucas horas depois de o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comunicar que a terceira dose da vacina para Covid-19 começará a ser aplicada a partir de 15 de setembro em idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos (pessoas cujo sistema imunológico está comprometido por alguma condição de saúde).