O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, um dos governador que foram eleitos em 2018 na onda da "nova política"
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema.| Foto: Gil Leonardi/Governo de Minas

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), decretou luto oficial de três dias em todo o estado após a tragédia em Capitólio, onde dez pessoas morreram depois do desabamento de parte do cânion. Em nota, divulgada neste domingo (9), o governador afirma que o luto também foi decretado em sinal de "respeito aos mineiros afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias". O governo do estado também ressaltou no comunicado que as forças de segurança continuam trabalhando para ajudar os municípios e as vítimas da chuva.

Na manhã do último sábado (8), um deslizamento em um cânion na represa de Furnas, em Capitólio, fez com que um pedaço de rocha caísse sobre quatro embarcações. Dez pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas. Além disso, pelo menos 138 municípios estão em situação de emergência após as fortes chuvas.

Também no sábado, um dique da mina de Pau Branco, do grupo Vallourec, transbordou no município de Nova Lima (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte. Com o acidente, água com lama invadiu as duas pistas da BR 040 e interditou a passagem de veículos pela rodovia. Na manhã desta segunda-feira (10), a Concessionária BR-040 S/A, conhecida como VIA 040, informou nas redes sociais que liberou o tráfego no km 562, em Nova Lima, nos dois sentidos da pista.