O ex-diretor-geral da Polícia Federal Luiz Fernando Corrêa deve ser indicado pela Casa Civil para chefiar a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Delegado aposentado, comandou a PF durante o governo Lula entre 2007 e 2011. Segundo o portal Jota, o presidente se reuniu com Corrêa na última quinta-feira (2) no Palácio do Planalto.
O objetivo da indicação seria afastar a Abin da ala militar. A expectativa é de que o órgão seja desvinculado do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e transferido para a Casa Civil. Atualmente, a Abin é comandada de forma interina pelo funcionário de carreira Saulo Moura da Cunha. O nome de Corrêa enfrenta resistência de parte dos funcionários da agência, que defendem que o comando fique com oficiais de inteligência.
Entre 2003 e 2007, Corrêa atuou como secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Ele foi um dos responsáveis pela criação da Força Nacional. Foi chefe da PF entre 2007 e 2011. Já em 2016, foi diretor de Segurança do Comitê Olímpico.