Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro
Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro| Foto: Isac Nobrega / PR

O governo do presidente Luiz Inácio da Lula da Silva (PT) extinguiu o programa Pátria Voluntária, que era comandado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A secretaria-executiva do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, que abrigava o Pátria Voluntária, não existe mais no organograma da Casa Civil da Presidência da República. O decreto com a reestruturação do órgão foi publicado em edição especial do Diário Oficial da União (DOU), em 1º de janeiro de 2023, data em que Lula tomou posse.

Por meio das redes sociais, Michelle Bolsonaro afirmou que desde 1º de janeiro a equipe se despediu do programa. “Esclarecemos que não estaremos mais à frente do trabalho e das redes sociais do “Pátria Voluntária” por ser um programa de Governo. Agradecemos a cada um que, durante esse tempo, nos ajudou na construção desta iniciativa, que nasceu com o intuito de espalhar o voluntariado por todo o país”, disse ela.

O programa havia sido criado, em 2019, por meio de decreto “para incentivar o engajamento e a participação dos brasileiros em atividades voluntárias”. O novo governo não divulgou nenhuma medida para substituir ou criar outra ação nessa área.