Golpe diz que clientes poderiam resgatar valores gastos ou receber de volta tarifa, o que é mentira| Foto: Mikhail Nilov/Pexels
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A Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça, determinou que Google e Facebook removam de suas plataformas anúncios de um falso "recall" do cartão de crédito. Mensagens, vídeos e postagens diziam que o cliente teria direito a um resgate de valores gastos ou de receber de volta uma tarifa cobrada pelo Banco Central, o que é mentira. O golpe, que busca obter dados dos clientes para uso fraudulento do cartão.

As empresas terão 48 horas, a partir do recebimento da notificação, para excluírem o conteúdo apontado pelo governo e também postagens semelhantes. Deverão ainda elaborar um relatório para informar as providências adotadas.

Os dados dos usuários que disseminaram o golpe serão informados às autoridades para que sejam investigados criminalmente por estelionato mediante fraude eletrônica, crimes contra a economia popular e afirmação falsa sobre produtos e serviços.

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