Ouça este conteúdo
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), confirmou na manhã desta segunda (6) a percepção de que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não tem uma base de apoio consolidada no Congresso. A declaração foi dada durante um evento com empresários na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Lira explicou que a relação do Executivo com os parlamentares ainda está amadurecendo, e que, neste momento, o governo não conseguiria aprovar nem mesmo projetos que dependem de maioria simples na casa. Segundo o presidente da Câmara, a relação ainda está numa fase de “confecção de acordo para as comissões”.
“Hoje o governo ainda não tem uma base consistente nem na Câmara e nem no Senado para enfrentar matérias de maioria simples, quanto mais matérias de quórum constitucional. Então, esse amadurecimento dessas conversas estarão presentes no nosso dia a dia, nas nossas discussões”, disse.
Segundo Arthur Lira, a votação para o comando das comissões permanentes deve ocorrer ainda nesta semana, e a partir de então o governo terá “um termômetro claro de como as coisas funcionarão dentro do Congresso Nacional”.