Ouça este conteúdo
O governo federal informou que não tem participação nas negociações conduzidas por empresários para a aquisição de vacinas contra a Covid-19. "Informamos que o governo federal não possui contrato oneroso com empresas privadas nacionais para aquisição de vacinas em seu nome, portanto, não há dinheiro público envolvido na eventual negociação entre o empresariado brasileiro e a empresa AstraZeneca", informou, em nota nesta quarta-feira (27).
De acordo com a nota, o governo foi procurado na semana passada por um grupo de empresários para a aquisição de 33 milhões de doses da vacina produzida pela AstraZeneca. No entanto, segundo o Planalto, "não há e não houve o envolvimento do governo nessas negociações".
Na quarta (26), o presidente Jair Bolsonaro se disse favorável à ideia de compra pelo setor privado, desde que "a custo zero" para o governo. O laboratório AstraZeneca declarou que não tem vacinas contra a Covid-19 para fornecer à iniciativa privada no momento. Apesar disso, um grupo de empresários afirmou que seguem as negociações. Entre os requisitos, está "a doação de pelo menos metade do volume das doses adquiridas, ou seja, 16,5 milhões de doses, ao Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19".