Os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes
Os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes| Foto: Antonio Augusto/secom/TSE

Um conjunto de sete partidos, todos integrantes da oposição ao presidente Jair Bolsonaro, divulgou neste domingo (22) uma nota em apoio ao Supremo Tribunal Federal (STF) e aos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, membros da corte. Moraes foi alvo de um pedido de impeachment apresentado por Bolsonaro na sexta-feira (20), e o chefe do Executivo prometeu para breve ação similar contra Barroso.

No texto, os representantes dos partidos chamam Barroso e Moraes de "alvos de uma campanha difamatória que chegou às raias da violência institucional com um inepto e infundado pedido de impeachment contra Moraes por parte do presidente da República, Jair Bolsonaro".

"​Não é com ações como essas que Bolsonaro se fará respeitar. No Estado de Direito, cabe recurso de decisões judiciais das quais se discorda, como bem destacou o próprio STF em nota cujos termos subscrevemos. Esgotadas as possibilidades recursais, as únicas atitudes possíveis são acatar e respeitar. Qualquer tentativa de escalada autoritária encontrará pronta resposta desses partidos", diz outro trecho da nota.

Assinam o texto representantes de PT, PDT, PSB, Rede, Cidadania, PV e PCdoB.