Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Anticrime

GT retira interrogatório de presos por videoconferência do pacote de Sergio Moro

Pacote anticrime de Sergio Moro previa interrogatório por videoconferência, conforme Código de Processo Penal. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Grupo de Trabalho na Câmara dos Deputados que analisa o pacote anticrime proposto pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, retirou, nesta quarta-feira (11), a previsão de realização de interrogatórios de presos por videoconferência. Atualmente, o Código de Processo Penal (CPP) prevê que réus têm direito a interrogatório presencial, frente a frente com o juiz do caso. No CPP, há previsão para realização de videoconferência, em casos excepcionais, “quando fundamentado” pelo juiz. O autor do pedido para retirada da previsão do pacote, deputado Fábio Trad (PSD-MS), argumentou que não se pode relativizar o direito de defesa com argumentos econômicos. O relator do projeto, deputado Capitão Augusto (PL-SP), foi contra a modificação, alegando dificuldades financeiras para as escoltas, além do risco para a ordem pública. Depois da conclusão da análise do pacote no grupo de trabalho, que pode terminar ainda hoje, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), vai decidir se o projeto segue para uma comissão especial ou se vai direto ao Plenário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.