Ouça este conteúdo
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (29) que o governo criará uma Grupo de Trabalho (GT) para discutir a dívida da Venezuela com o Brasil. O chefe da pasta econômica participou do encontro do ditador venezuelano, Nicolás Maduro, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto nesta manhã.
"Vai se constituir um grupo de trabalho para consolidar a dívida da Venezuela frente ao Brasil e, a partir dessa consolidação dos números, reprogramar o pagamento. Então, é disso que a Fazenda foi tratar”, disse Haddad sobre o encontro com Maduro.
Haddad afirmou ainda que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços está cuidando de temas de intercâmbio comercial entre os dois países. Já o Ministério de Minas e Energia tratará de assuntos relacionados ao comércio de energia.
A dívida da Venezuela com o Brasil é de cerca de US$ 1 bilhão, relativo a financiamentos do BNDES e também a empresas que exportaram para a Venezuela. Depois de um almoço com Lula no Palácio do Itamaraty, Maduro afirmou que o GT entre os dois países irá estabelecer a "verdade" sobre o tamanho da dívida.