Militares da marinha iniciaram o atendimento e apoio às vítimas das chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo nos últimos dias e deixaram dezenas de mortos e milhares de desabrigados. O navio Atlântico da Marinha do Brasil atracou no quinta-feira (23) em São Sebastião, um dos municípios mais afetados pelos temporais. Militares das áreas da saúde, engenharia, logística, infantaria e operações especiais irão atuar na localidade.
Segundo informações da Marinha, o uso do navio de grande porte possibilitou que, junto com o grupo, também fossem levados equipamentos, maquinários e materiais que serão diretamente utilizados em apoio humanitário à comunidade, incluindo uma estrutura completa de um hospital de campanha com 300 leitos, que iniciou os atendimentos nesta sexta-feira (24).
Ainda de acordo com a Marinha, 30 leitos do hospital já chegaram na região prontos a bordo do navio Atlântico, montados ainda durante a sua travessia do Rio de Janeiro até o porto de São Sebastião (SP), e aguardam previsão de funcionamento. A estrutura estará aberta ao público diariamente das 8h às 18h. O hospital, que é de responsabilidade da Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM), tem estrutura com consultório médico para clínica geral, pediatria, um leito SEP (Serviço de Estabilização do Paciente) e seis leitos de enfermaria.