Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Para depoimento

Humberto Costa pede convocação de servidor do TCU que fez “relatório paralelo” citado por Bolsonaro

TCU negou que tenha feito um documento para questionar o número de mortes por Covi-19 registradas. (Foto: )

Ouça este conteúdo

O senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou à CPI da Covid um requerimento para pedir que a comissão ouça o servidor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, do Tribunal de Contas da União (TCU). O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), declarou que a comissão poderá também quebrar os sigilos telefônico e telemático de Marques. A decisão sobre a convocação e o sigilo deverá ser tomada pela CPI já na quarta-feira (9).

Marques é apontado como o autor do "relatório paralelo" citado na segunda-feira (7) pelo presidente Jair Bolsonaro que diria que metade das mortes registradas no Brasil por Covid-19 teriam, na verdade, outras causas, e os registros seriam modificados para que os estados recebam mais verbas federais. Ainda na segunda, o TCU desmentiu Bolsonaro e declarou que tal relatório não existia - ao menos não com a chancela oficial do órgão.

O servidor produziu o documento por conta própria e repassou aos filhos de Bolsonaro, que depois o enviaram ao presidente da República. Nesta terça, Bolsonaro disse que errou ao dizer que o documento era oficial do TCU. A identidade de Marques foi revelada em reportagem do jornal Correio Braziliense.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.