
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que um helicóptero, um avião e um trator de esteira que eram utilizados por garimpeiros foram destruídos na terra indígena Yanomami, em Roraima. A operação é realizada em parceria com a Força Nacional de Segurança Pública e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Além disso, duas armas, três barcos com cerca de 5 mil litros de combustível e suprimentos também foram apreendidos.
Uma base de controle foi montada no Rio Uraricoera para impedir que suprimentos sejam enviados aos garimpeiros que ainda estão no território Yanomami e também para barrar o escoamento da produção do garimpo. Segundo o Ibama, novos pontos de fiscalização serão instalados em outros pontos da terra indígena.
O governo federal afirmou que as equipes de fiscalização irão permanecer no local por tempo indeterminado. A Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente e a Advocacia-Geral da União (AGU) acompanham as ações em Roraima.