A defesa do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), entregou o celular dele à Polícia Federal na tarde desta segunda-feira (23). Ibaneis foi alvo de mandados de busca e apreensão na semana passada, mas como ele estava fora de Brasília no dia operação o aparelho não tinha sido apreendido.
“O governador estava fora de Brasília por ocasião da busca em sua residência, mas faz questão de que o seu telefone seja periciado, pois, como já dito, ele não tem nada a esconder e é o maior interessado na plena apuração dos fatos”, afirmou o advogado Cleber Lopes em declarações reproduzidas pela Agência Brasil.
Nesta tarde, o advogado afirmou ao portal g1, que "compareceu hoje à sede da PF em Brasília e entregou o telefone celular" usado por Ibaneis, "para que seja feita a perícia".
No dia dos atos de vandalismo em Brasília, em 8 de janeiro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afastou Ibaneis do cargo por 90 dias. Além disso, o governador afastado é alvo de inquérito que apura a conduta das autoridades de segurança do Distrito Federal.