Avião da FAB carrega vacinas contra a Covid-19
Avião da FAB carrega vacinas contra a Covid-19| Foto: Divulgação/FAB

A antecipação do início da vacinação contra a Covid-19 para esta segunda-feira (18), às 17 horas, foi comemorada por governadores. A data inicial prevista pelo governo federal era quarta (20), às 10 horas. O Ministério da Saúde iniciou a distribuição das doses da Coronavac para os estados após reunião com o ministro da pasta, Eduardo Pazuello, nesta manhã, em Guarulhos (SP). Veja a quantidade de doses que cada estado vai receber.

Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, escreveu nas redes sociais ser um "dia emocionante e decisivo na luta contra a pandemia" e afirmou que o Estado está "preparado para a chegada da vacina contra a covid-19". Segundo a publicação, Minas Gerais iniciará a distribuição e aplicação aos grupos prioritários "imediatamente".

O governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), afirmou que o secretário de Saúde do Estado, Carlos Eduardo Lula, já recebeu o primeiro lote de vacinas destinadas ao Maranhão e, "assim que elas chegarem, iniciaremos o transporte e entrega às prefeituras".

Já o governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), ressaltou os cuidados com a Covid-19, apesar da vacina. "Não nos iludamos pois a pandemia ainda não acabou, devemos seguir com as medidas preventivas que nos trouxeram até aqui. A luta não acabou, porém, de agora em diante, unidos, temos uma arma importante (a vacina) contra o mesmo inimigo (o vírus)", disse.

"À tarde chega um lote em Porto Alegre e, no fim da tarde, vamos iniciar a imunização no RS, em um ato simbólico. Amanhã, as vacinas já devem estar em todas as regiões do Estado", escreveu no Twitter o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), acalmou a população e garantiu um estoque "de seringas com agulhas necessárias e a logística definida para agilizar a entrega das doses aos 139 municípios". O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), afirmou que o estado receberá, além das 256 mil doses preestabelecidas, 50 mil doses doadas pelo Governo de São Paulo.

Outros governadores, como Renato Casagrande (PSB-ES), Wellington Dias (PT-PI), Antonio Denarium (PSL-RR), Reinaldo Azambuja (PSDB-MS), Camilo Santana (PT-CE) celebraram o início da vacina. Também o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), publicou na rede social que "a primeira dose da vacina será aplicada hoje às 17h no Cristo Redentor".