Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Benefícios

INSS vai priorizar atendimento de moradores das cidades atingidas por chuvas na BA

Chuvas na Bahia
Moradores tentam resgatar pertences de casas destruídas pela inundação causada pela chuva na cidade de Itambé (BA) (Foto: Felipe Iruatã/EFE)

Ouça este conteúdo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai dar prioridade à análise de benefícios de segurados que vivem nos municípios atingidos pelas chuvas na Bahia nas últimas semanas. 141 cidades do estado já declararam estado de emergência e 24 pessoas morreram. De acordo com o governo federal, nesse primeiro momento a ação será realizada em 48 agências da previdência social (APS) localizadas nos municípios baianos mais gravemente afetados. São 46.350 pedidos de benefícios previdenciários e assistenciais. Servidores do Instituto de diferentes regiões do Brasil vão ajudar na análise desses requerimentos.

Ainda de acordo com o órgão, mais da metade dos pedidos é de benefícios assistenciais (24.687) para idosos e pessoas com deficiência. Estes serão os primeiros a serem analisados. Os demais requerimentos incluem pedidos de aposentadorias, pensões, auxílios-reclusão, salário maternidade, benefícios por incapacidade e seguro defeso.

O governo federal também anunciou o pagamento de duas parcelas adicionais de seguro-desemprego aos trabalhadores segurados, dispensados entre os meses de junho a dezembro de 2021, nos municípios declarados em situação de emergência pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) na Bahia e de Minas Gerais. A previsão é que 15 mil pessoas sejam contempladas, com transferências de valores que somam R$ 40,3 milhões. O processo de liberação das parcelas adicionais será automático.

Outra medida anunciada é o adiantamento do pagamento do abono salarial aos trabalhadores cujos empregadores possuem domicílio nos municípios em situação de emergência tanto na Bahia quanto em Minas Gerais. A medida abrange 107,8 mil trabalhadores da região, com repasse estimado em torno de R$ 101,9 milhões, informou o Ministério do Trabalho e Emprego.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.