Escultura Meteoro, em frente ao Palácio Itamaraty, obra do artista Bruno Giorgi
No comunicado, o Ministério das Relações Exteriores se refere aos atos na Esplanada dos Ministérios como violência golpista.| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.

O Ministério das Relações Exteriores emitiu uma nota nesta segunda-feira (9) agradecendo as inúmeras manifestações de apoio e solidariedade da comunidade internacional após a invasão aos prédios dos Três Poderes no domingo (8) em Brasília. No comunicado, o órgão chama os atos na Esplanada dos Ministérios de violência golpista.

“A posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma festa democrática que contou com a presença expressiva de mais de 60 delegações internacionais de alto nível, representou um reconhecimento à solidez das instituições democráticas brasileiras. No mesmo sentido, desde ontem tem sido unânime e contundente o repúdio de países e organismos internacionais aos atos de terrorismo e vandalismo que chocaram o Brasil e o mundo”, diz o comunicado.

“O Estado brasileiro e suas instituições democráticas saberão, mais uma vez, dar respostas à altura da gravidade dos crimes cometidos. O Governo brasileiro e o Itamaraty seguirão, com determinação, defendendo e atuando de acordo com os preceitos da Constituição de 1988, sob a qual o País registra o mais longo período de convivência democrática em sua história republicana”, diz o Ministério das Relações Exteriores.