Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gestão de fluxos migratórios

Itamaraty anuncia retorno do Brasil ao Pacto Global para Migração

Escultura Meteoro, em frente ao Palácio Itamaraty, obra do artista Bruno Giorgi
Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.)

Ouça este conteúdo

O Ministério de Relações Exteriores oficializou nesta quinta-feira (5) o retorno do Brasil ao Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular. O país havia sido retirado da iniciativa em janeiro de 2019 durante o governo Bolsonaro. A decisão foi anunciada pelo chanceler Mauro Vieira em seu discurso de posse no início da semana. O governo comunicou sua decisão à Organização das Nações Unidas (ONU).

“O Pacto Global para Migração, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 2018, estabelece parâmetros para a gestão de fluxos migratórios. O documento contém compromissos já contemplados pela Lei de Migração brasileira, considerada uma das mais avançadas do mundo, como a garantia do acesso de pessoas migrantes a serviços básicos”, disse o Itamaraty, em nota.

Ao deixar a iniciativa, o Brasil não participou da implementação do documento em 2019. A pasta ressaltou que o retorno do Brasil ao Pacto “reforça o compromisso do Governo brasileiro com a proteção e a promoção dos direitos dos mais de 4 milhões de brasileiros que vivem no exterior”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.