Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e Bolsonaro posam para foto no Palácio do Itamaraty, em 2019.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O Ministério das Relações Exteriores divulgou neste sábado (19) uma nota em que criticou o posicionamento da porta-voz dos EUA, Jen Psaki - no dia anterior, o governo americano havia dito que o Brasil "parece estar do outro lado" em relação ao posicionamento da comunidade global nos conflitos entre Rússia e Ucrânia. O presidente Jair Bolsonaro visitou, durante a semana, a Rússia, onde se encontrou com o líder local Vladimir Putin.

"O Ministério das Relações Exteriores lamenta o teor da declaração da porta-voz da Casa Branca a respeito de pronunciamento do Senhor Presidente da República por ocasião de sua visita à Rússia. As posições do Brasil sobre a situação da Ucrânia são claras, públicas e foram transmitidas em repetidas ocasiões às autoridades dos países amigos e manifestadas no âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). O Ministério das Relações Exteriores não considera construtivas, nem úteis, portanto, extrapolações semelhantes a respeito da fala do Presidente", cita a nota divulgada pelo Itamaraty.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade