Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Refugiados

Itamaraty diz que exigências adicionais para vistos humanitários de afegãos são medida de segurança

Dos 400 pedidos de visto humanitário para afegãos feitos ao governo federal até o momento, apenas 30 foram aprovados. (Foto: EFE/EPA/AKHTER GULFAM)

Ouça este conteúdo

O Ministério das Relações Exteriores afirmou nesta sexta-feira (1) que as exigências adicionais feitas pelo Itamaraty, para conceder vistos humanitários aos refugiados do Afeganistão, fazem parte de uma das etapas de segurança para permitir a entrada dos afegãos no Brasil. Segundo a pasta, a imposição é direcionada apenas para os pedidos elaborados por organizações não governamentais e entidades privadas que auxiliam a vinda dos estrangeiros ao país.

Dos 400 pedidos feitos ao governo federal até o momento, apenas 30 foram aprovados. As informações são do Poder 360. Segundo a publicação, o Itamaraty informou que muitas dessas solicitações são genéricas e não apresentam dados específicos do solicitante. Entre as exigências do Itamaraty estão comprovação de hospedagem, plano de saúde e odontológico e comprovante de que os refugiados terão acesso à alimentação, transporte e aulas em português. A Defensoria Pública da União afirma que as imposições são ilegais e não fazem parte da portaria interministerial.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.