Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.
Ouça este conteúdo

O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta segunda-feira (26) que o governo federal abriu crédito suplementar de R$ 4,6 bilhões para o pagamento de dívidas do Brasil com órgãos internacionais. No início de dezembro, a equipe de transição afirmou que o governo deve cerca de R$ 5 bilhões com organismos como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Em nota, o Itamaraty afirmou que serão feitos pagamentos de "contribuições a organismos internacionais e integralização junto a bancos de fomento". "O Itamaraty realizou inúmeras gestões a fim de que fossem assegurados os recursos necessários para fazer frente às obrigações vinculantes assumidas pelo Brasil na seara internacional e internalizadas, com aprovação do Congresso Nacional, ao ordenamento jurídico brasileiro", disse a pasta.

"Os recursos disponibilizados pelo Ministério da Economia permitirão saldar a quase totalidade da dívida do Brasil, fortalecendo a posição do País no sistema multilateral e na comunidade internacional", diz a nota.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]