Equipes de emergência fazem buscas em Diyarbakir, na Turquia, após terremotos desta segunda (6).
Equipes de emergência fazem buscas em Diyarbakir, na Turquia, após terremotos desta segunda (6).| Foto: EFE/EPA/Refik Tekin.

O Ministério das Relações Exteriores informou que está acompanhando “com grande preocupação” as informações sobre o terremoto ocorrido na Turquia e na Síria nesta segunda-feira (6). Em nota, o Itamaraty informou que, até o momento, não há registro de brasileiros mortos ou feridos em razão do terremoto.

“As embaixadas do Brasil em Ancara e Damasco, bem como o consulado-geral do Brasil em Istambul, estão acompanhando os desenvolvimentos no terreno, em regime de plantão”, disse a pasta.

O ministério manifestou solidariedade e condolências aos povos da Turquia e da Síria, e às vítimas dos terremotos que deixaram mais de 2,5 mil mortos, além de “milhares de pessoas feridas”. O Itamaraty anunciou que “o governo brasileiro está providenciando formas de oferecer ajuda humanitária às populações afetadas pelo terremoto”.

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade às vítimas. “Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia”, disse Lula nas redes sociais.