Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vacina de Oxford

Itamaraty diz que Índia tem “boa vontade” para liberar vacina, mas há problema logístico

Avião da Azul no hangar aguardando decolagem para buscar vacinas na Índia (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

Ouça este conteúdo

O Itamaraty informou que o governo indiano mostrou "boa vontade" em liberar a carga da vacina de Oxford, mas apontou "dificuldades logísticas", pois o pedido brasileiro ocorre no momento em que o país começa a sua campanha de vacinação contra a Covid-19. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, telefonou na noite de quinta (14) ao chanceler da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, e reiterou o pedido para importação de 2 milhões de doses prontas da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca.

A expectativa é de que a situação se resolva "nos próximos dias" disse o ministério. O Itamaraty afirma que a dificuldade é "puramente logística", ou seja, não haveria veto da Índia para a exportação das doses. Um avião da companhia aérea Azul deve decolar nesta sexta (15) para Mumbai, na Índia, para buscar as doses da vacina.

A expectativa do governo federal é iniciar a campanha de imunização contra a Covid-19 no Brasil na próxima quarta (20), se a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial do imunizante.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.